A Discalculia é um dos transtornos de aprendizagem que causa a dificuldade na matemática.
Este transtorno não é causado por deficiência mental, deficits visuais ou auditivos ou por má escolarização.
O portador de discalculia comete erros diversos na solução de problemas verbais,nas habilidades de contagem, nas habilidades computacionais, na compreensão dos números.
De acordo com o DSM-IV,o Transtorno da Matemática caracteriza-se: A capacidade matemática para a realização de operações aritméticas, cálculo e raciocínio matemático, encontra-se substancialmente inferior à média esperada para a idade cronológica, capacidade intelectual e nível de escolaridade do indivíduo.
Características:
Diversas habilidades podem estar prejudicadas nesse transtorno, como:
* as habilidades linguísticas (compreensão e nomeação de termos, operações ou conceitos matemáticos, e transposição de problemas escritos em símbolos matemáticos);
* as habilidades perceptuais (reconhecimento de símbolos numéricos ou aritméticos, ou agrupamento de objetos em conjuntos);
* as habilidades de atenção (copiar números ou cifras, observar sinais de operação);
* as habilidades matemáticas (dar sequência a etapas matemáticas, contar objetos e aprender tabuadas de multiplicação;
Orientações:
O professor deve dar atenção especial ao aluno que apresenta essas dificuldades,evitando ressaltar o que não consegue fazer, diferenciando-o dos demais, como por exemplo, corrigindo-o na frente dos colegas. Além disso, ignorar a criança em sua dificuldade ou mostrar impaciência, interrompendo-a varias vezes ou mesmo tentando adivinhar o que ela quer dizer completando sua fala apenas irá deixá-la ansiosa e seu problema irá se agravar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário